segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Assembleia Paroquial

No dia 20 de fevereiro de 2010 realizou-se a mini assembleia paroquial de Inajá.
Grupo de tocadores ( Elves, Enildo e Helio, Diego)
A Assembleia deu inicio com a celebração da Santa Missa aminada pela Renovação Carismática Católica. Na celebração o padre Luciano frisou muito a importância do chamado que   senhor faz a cada um:  viver o reino de Deus na gratuidade. Após a celebração iniciamos com muita animação para acolher os participantes que vieram de todos os lugares de nossa comunidade. Enildo com toda sua animação juntamente com Amparo, Bruno, Elvis, Diego e Helio deram esse clima de acolhida e de muita animação para todos.


A primeira parte da assembleia, Arnaldo começou saudando a todos e falando da importância que esse dia da mini assembléia tinha para a nossa paróquia. Pois é o planejamento do ano pastoral de toda a nossa comunidade. Na fala ele destacou a importância de sermos missionários em comunhão com o projeto de Deus e de uma Igreja onde todos participem. Ele acolheu o Pe. Felix que é coordenado diocesano de pastoral que renovou a importância do planejamento pastoral.
Momento de acolhida
Os animadores acolheram todas as comunidades e pastorais com muita animação  chamando cada uma das comunidades e pastorais a irem até o centro da Igreja e se apresentarem.
A Segunda parte da assembleia: Sivaneide saudou a todos e começou a falar sobre a vida paróquia. destacando que somos uma família e somos chamados para sermos missionário. Falou das dificuldades que enfrentamos quando vivemos em comunidade, pois somos todos humanos e temos limitações. Destaca ainda a manutenção da comunidade que é feita através do dizimo que é gesto de partilha e não através de taxas de sacramentos. Falou das dimensões do dizimo caridade, social e religiosa. Ela também falou da importância de cada comunidade ter o dizimo. “Somos uma família e precisamos assumir as despesas da nossa comunidade”. Citou a criação dos conselhos paroquiais e principalmente o do conselho econômico. Ela inda levantou a questão de como podemos fazer para implantar o dizimo nas comunidades que ainda não existe. Pe. Luciano aproveitou para falar sobre a importância e função dos conselhos.
Arnaldo em palestra.
A Terceira parte: Arnaldo deu continuidade falando sobre a construção da comunhão na comunidade e citou o exemplo de Jesus que deu a vida por suas ovelhas. Explicou que não podemos construir comunhão sozinhos e sim juntos e sem competição pessoal, sem brigas e intrigas. Complementou ainda sobre o convite que temos de anunciar o reino de Deus principalmente aos que ainda não fazem parte da comunidade. “Nossa finalidade de missionários que é a construção do reino de Deus e todos somos chamados a construir esse reino que é de participação de todos e inclusão dos excluídos”. Terminou dizendo  do testemunho que cada missionário tem que ter, e colocar em  prática o que anuncia sobre Jesus.
José Apolônio em palestra
A Quarta parte: Nesta parte  José Apolônio: com  todo dinamismo  e ardo missionário, deu seguimento aos trabalhos do dia, destacando que nossa fé se não for viva e testemunhada não é fé , lendo o texto de  São Tiago  2, 14-17 que nos fala da fé e de uma fé viva que se traduz em amor principalmente aos mais fracos. "Fé também é compromisso com Deus e o povo". Falou da formação missionária nas comunidades rurais que devem ser formadas para celebrar a vida ao redor da palavra e da Eucaristia. “É preciso ir sem medo e sem desanimar para evangelização dos irmãos que ainda não conhecem a pessoa de Jesus”. Falou que ser cristão é ser luz do mundo em todos os lugares da nossa sociedade. Falou que ser cristão é motivo de muita alegria e por isso devemos sempre andar de cabeça erguida, testemunhando Jesus em nossas vidas.
Padre Feliz Coor. D.Pastoral
A Quinta parte: O Pe. Felix se apresentou a todos contando um pouco de sua missão como padre no Brasil, já que ele é natural da Itália e atualmente é pároco em Belém do São Francisco. Relembrou o que os três palestrantes falaram: Vida Comunitária (por Sivaneide); Comunhão (por Arnaldo) e a Fé Viva por José Apolônio. Ele juntou os três temas e falou que é um desafio vivê-los hoje em dia por causa da nossa sociedade que está mudando e cada vez mais se afastando do reino de Deus. Nesse momento de assembleia ele frisou que em nossa caminha é feita de mudança e que nossa Igreja hoje é convidada a mudar, com o Sínodo Diocesano, que em fase em de agir, ou seja, criando diretrizes para serem assumidas por toda Diocese de Floresta. Destacou que devemos voltar e seguir os exemplos dos primeiros Cristãos, em Atos dos Apóstolos 2, 42-47 que nos fala de perseverança, oração, comunhão, partilha e reunião em torno da palavra. Frisou que o lugar de se reunir não é somente a Igreja Templo, mas todos os lugares em que 2 e 3 ou mais pessoas se reunirem em torno da Eucaristia e da Palavra e citou como exemple comunidades que fazem o Circulo Bíblico como ocasião para se reunirem. Destacou a importância da comunidade se reunir em torno da palavra e viver a partilha. No final ele respondeu as perguntas e tirou duvidas dos participantes.


TARDE

Momento da dinamica
A Sexta parte: A tarde iniciou-se com uma dinâmica promovida por Alice e Dona Neide, foram distribuídas flores para alguns participantes com laços coloridos (nem todos receberam flores) e cada pessoa que estava com uma cor se juntava com outros da mesma cor e assim foram formados vários grupos que foram encarregados de dar abraços, apertos de Mão e palavras de motivação aos demais participantes. Quem não ganhou a flor no inicio recebeu no final. A dinâmica usada foi a do Jardim Encantado.




Índios Cambywa
Coordenadoras da P. criança( Ana Lucia,
Uilca e Jeane.
.
Coordenadores da P. Familiar( Suamy e Isôlda)
Lutúrgoa ( Noca, Bruno e Amparo)
A Sétima parte: Pe. Luciano começa a tarde convidando o pessoal da Baixa da Alexandra para uma paródia sobre a comunidade local “Somos Índios da etnia Kambywa...”. Logo após Pe. Luciano entusiasmado fala. “A beleza da nossa Igreja só depende de cada um de nós”. Enfim, o Pároco faz a Apresentação das Coordenações de pastorais e com uma novidade que é a entrada dos novos Ministros da Eucaristia. Hélio, Alda Rosa ( dona Rosinha) , Alice, Dona Nicinha, Dona Ivone e Magno. E as Coordenações da Pastoral da Criança: Jeane, Ana Lucia e Uilca. Pastoral Familiar: Suamy e Isôlda; Terço dos Homens: Raul, Seu Severino e Toinho. Equipe de Liturgia: Amparo, Bruno e Noca. Pastoral da Juventude: Cícero, Isaura, Magno. Equipe de Caridade: Alice. Equipe de Campanha: Dona Leninha. COMIPA (Conselho Missionário Paroquial): Arnaldo. Equipe do Dizimo: José Apolônio.  Secretaria de Encontros: Dona Neide. Pastoral de Comunicação: Bruno. Catequese: Sivaneide e Arnaldo.
Em seguida foi feito todo o calendário de missas e distribuído os  responsáveis pelas mesmas, com inovações em criação da missa das crianças todos os domingos as 09:00, da missa dos romeiros no segundo domingo, na missa da pastoral familiar no terceiro domingo à noite em novos salmistas para a nossa comunidade.
Coordenadores do T. Homesn ( Raul e \Severino)
Campanhas (Leninha)

Pascom ( Padre Luciano e Bruno)
" Queremos uma Igreja onde todos participem e se sinta Chamado a ser Dísscipulo/missionário de Jesus Cristo"





Juventude ( Cícero, Magno e Isalra)
A Oitava parte: Com o auxilio de Isôlda da Pastoral Familiar foi feito todo o calendário com a programação do ano todo.






Ultima parte: Pe. Luciano com a equipe de liturgia e demais participantes, em solenidades celebraram a o Enceramento da Mini Assembleia e fizeram os agradecimentos a todos.

Novos Ministros extraordinários da comunhão
Esperamos que neste ano possamos ser de fato seguidores de Jesus Cristo, assim como Maria, primeira crista ,mãe da Igreja e de todos nós. 

                                




                               Por: José Ernandes (Noca) e Leandro Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO