sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dom Adriano vasino toma posse


Novo Bispo de São Félix do Araguaia

Caras amigas e amigos,

Estive neste domingo, 13, em São Félix do Araguaia para a posse de Dom Adriano Ciocca Vasino que era Bispo em Floresta, Pernambuco, como Bispo da Prelazia de São Félix.
As comunidades da Prelazia se mobilizaram e enviaram grupos de pessoas para a celebração. Um número expressivo de índios Xavante participou e uma Xavante foi quem leu a segunda leitura da missa, também havia indios Carajá. Da Diocese de Floresta veio um grupo de pessoas. O CIMI e a CPT do Mato Grosso e várias entidades do estado lá estavam.
Chamou a atenção que todos os bispos do Mato Grosso estiveram presentes, também os bispos do Tocantins, além de Dom Eugênio Rixen, bispo de Goiás, que foi administrador apostólico da Prelazia nestes último sete meses, dom Leonardo Steiner, secretário da CNBB, e anterior bispo de São Félix, Dom Tomás Balduino e Dom Genival, bispo de Palmares, do regional Nordeste II, de onde veio dom Adriano. Ao todo 18 bispos.
Pedro participou quietinho, sentado no meio do povo.
Um avião da FAB levaria 14 pessoas de Brasília, inclusive Gilberto Carvalho, o Secretário Geral da presidência da República, Marta Azevedo, a nova presidente da Funai, Paulo Maldos, (ex assessor do CIMI e responsável pela articulação com os movimentos sociais na Secretaria Geral da Presidência) dom Leonardo e outros. Gilberto Carvalho quando estava para embarcar foi convocado por Dilma para uma reunião de emergência e outros tiveram outros compromissos de última hora e só embarcaram 4, entre eles Dom Leonardo e Paulo Maldos.
A impressão que o novo bispo tem causado é muito boa. É muito simples e parece muito aberto. Viveu, desde que chegou da Itália, no Nordeste, 33 anos. E desde 1999 era Bispo em Floresta, onde era muito bemquisto pelo que se soube. Agora deixa a região da seca para a beira do Araguaia... Um dos momentos mais bonitos da celebração foi o da união das águas do São Francisco, trazidas do Nordeste, com as do Araguaia.
Em sua fala, Dom Adriano disse que quer estar atento ao que o Espírito quer, pois ele é que atua. Pretende não atrapalhar a ação do Espírito. Disse também que tem em Pedro um espelho onde se mirar para desenvolver seu trabalho junto aos mais pobres. Pretende fazer parcerias com todos que buscam construir uma sociedade melhor, independente de religião. Pediu que o povo o ajude nesta caminhada na nova realidade e que o corrija quando estiver errado. Ao final da celebração pediu aos Xavante e aos outros indígenas que o ajudem a aprender a viver em harmonia com a natureza.
Pareceu-me que a Prelazia vive um clima muito positivo e deposita confiança no novo bispo.

Abraços a todos

Canuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO