quinta-feira, 7 de abril de 2011

um amigo da diocese de Floresta PE

Entrevista com Padre Remi; 44 anos de sacerdócio

padrePor Chico Gomes
Se você nasceu no município de Salgueiro e tem menos de 20 anos, possivelmente foi batizado por Padre Remi De Vettor, mais conhecido como Padre Remi, que neste mês de abril está completando 44 anos de sacerdócio. Há 20 anos o padre natural de Belluno, Itália, ministra missas na cidade de Salgueiro. Tornou-se um programa dominical para toda a família assistir a Santa Missa de Padre Remi, seja na Igreja Matriz ou no Santuário, conhecido como Igreja do Cuzcuz.
Padre Remi chegou a cidade Salgueiro no ano de 1991 e desde então se transformou numa figura querida por toda a população. Atualmente exerce a função de Vigário da Paróquia de Santo Antônio. É famoso por não ter papas na língua, sendo um dos padres mais críticos da região. Nesta entrevista nos concedida na manhã de ontem (03), no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre fala sobre seu passado, sobre a Diocese Salgueiro e planos futuros.
Blog de Alvinho Patriota - Como o senhor descobriu o dom para ser servo de Deus?
Padre Remi - Foi num retiro, junto com um bispo missionário que apareceu lá no colégio onde eu estudava e ele contou um pouquinho do que fazia lá na África. A partir desse retiro me deu sempre esse desejo de ser também um missionário, tentar fazer alguma coisa pelos pobres em qualquer lugar do país, principalmente na África.
Blog de Alvinho - Antes de ser padre no município de Salgueiro, em quais paróquias o senhor atuou?
Pe. Remi - Eu trabalhei uns sete anos no Rio Grande do Sul, na periferia da capital (Porto Alegre) e na cidade de Santa Maria. Depois, a maior parte do tempo eu passei no Rio de Janeiro, na periferia do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, nas paróquias de São João de Meriti, do Rio, e foi lá que desenvolvi meu primeiro trabalho apostólico. Gostei muito de trabalhar naquela realidade sofrida, muito sofrimento, muita favela, muita pobreza e foi lá que nasceu meu desejo de dá continuidade ao trabalho e tive a chance de desenvolver aqui no Nordeste.
Blog de Alvinho - O que Salgueiro representa para a sua carreira como padre e como pessoa?
Pe. Remi - Bom. Mais do que carreira a vida do padre é uma doação, é uma missão. Salgueiro representa a cidade mais querida da minha vida com certeza. O lugar que mais atuei e que mais doei a minha vida, as minhas forças, pelo bem desta cidade, que tem provado muitas coisas negativas, como a violência e drogas. Mas, onde mais se sofre lá mais se ama, e com certeza Salgueiro tem o meu grande amor.
Blog de Alvinho - O senhor pretende terminar a carreira aqui em Salgueiro?
Pe. Remi - Eu acho que vou terminar os meus dias aqui em Salgueiro, esse é meu sonho. Se aposentar, o padre nunca se aposenta, até que tenha forças, que fique em pé, trabalha. Se por acaso uma doença vier, que não dê mais para trabalhar ficarei de repouso, mas eu nunca pensei sair daqui. Acho que Deus me chamou aqui e aqui quero ficar.
Blog de Alvinho - Qual sua opinião sobre a implantação da diocese no município de Salgueiro?
Pe. Remi - Isso é uma luta que vem de longe. Acho que Salgueiro é uma cidade que se desenvolveu bastante e vai se desenvolver muito mais. Pertencendo a Diocese Petrolina era muito longe e o contato do bispo com a comunidade era muito frágil, então havia necessidade de criar uma nova diocese. Acredito que um pastor que mora numa cidade, um pastor como bispo, com certeza é uma presença mais forte de evangelização, de mudança, de religiosidade, então foi um dos grandes momentos históricos de Salgueiro, ganhar uma diocese.
Blog de Alvinho - Que benefícios a diocese pode trazer ou já está trazendo para Salgueiro?
Pe. Remi - Eu acredito - do ponto de vista pastoral - a missão da igreja é evangelizar o povo e isso com certeza vai melhorar bastante com a presença do bispo, a animação dele, junto com os padres, vai provocar uma renovação dentro da igreja e de toda a diocese. Quando se começa com um bispo novo, se cria um entusiasmo novo. Uma novidade sempre traz muitas mudanças e entusiasmo, com mudanças para melhor, para doar-se mais ainda à parcela do povo do Deus. Esta é a primeira vantagem, mas acredito que o fato de um bispo na cidade de Salgueiro é também um momento histórico político-social para a cidade, não é só para a igreja. A presença de uma pessoa de certo nível, de certa cultura e de certa influência dentro de uma área tão grande, que vai de Cabrobó a Araripina, com certeza é também para a cidade a presença de uma personalidade que marcará a história de Salgueiro, do ponto de vista social e político.
Blog de Alvinho - Após 44 anos de sacerdócio, quais são seus planos para o futuro?
Pe. Remi - Meus planos é continuar minha missão até que Deus me dê forças e vida. Esse é meu plano, não penso em outra coisa a não ser terminar os meus dias, da minha vida, doando-me até que eu tenha forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO