Qua, 11 de Julho de 2012 08:58 |
Com grande alegria e momentos de emoção foi celebrada na tarde desse Terça-Feira (10/07) a missa promovida pelo grupo de catequese Pão da Vida. Na oportunidade 6 internos foram batizados e 56 fizeram a 1ª eucaristia e foram crismados. Essa é a primeira vez que um evento como esse acontece dentro do presídio de Salgueiro.
“A pastoral carcerária foi fundada no ano de 2000 com PE Remi. No início eram poucas pessoas, mas hoje contamos com 36 pessoas na pastoral Carcerária e sempre estamos aqui fazendo a evangelização, mostrando a eles que errar é humano mas precisamos transformar nossa vida diante de uma conversão. Durante esse tempo de evangelização fomos descobrindo que vários homens não tinham feito a primeira eucaristia e nem a crisma. Conversamos com o bispo e pedimos para formar uma catequese aqui no Presídio. Os catequistas são Carlinhos Parente e Lúcio. A catequese começou no dia 16 de janeiro, todas as segundas feiras. Além do que está acontecendo hoje, durante o período da catequese vários momentos fortes ocorreram aqui no presídio, com celebrações por padres de nossa diocese. As principais dificuldades que surgiram foi a distância, visto que muitos presidiários moram longe de sua família. As famílias não podiam vir por dificuldades financeiras, entre outras. Continuamos com o projeto porque sabemos que estamos fazendo para Jesus e não para os homens da terra, que muitas vezes são preconceituosos com os que são aqui dentro. Para nós hoje é um momento de vitória. Seis homens serão batizados, 56 serão feitos a primeira eucaristia e também serão crismados” Disse Ana Maria, uma das coordenadoras do projeto.
Na cerimônia estavam presentes os familiares dos apenados, seus padrinhos, além de pessoas da comunidade e veículos de mídia. Também estava na solenidade o Diretor da unidade, Carlos Acácio, que nos falou sobre os frutos que foram colhidos através dessa e de outras iniciativas.
“Com esse projeto de evangelização aqui dentro do presídio o comportamento dos internos melhorou muito, visto que muitos deles começam a enxergar que a mesma sociedade que outrora lhe condenou agora lhe dá a oportunidade de ser uma pessoa melhor. Além desses eventos religiosos nós fazemos outros projetos. Hoje temos 186 alunos estudando e nesse segundo semestre iremos para 236. Temos assistente social , psicólogo, médico, também para fazer a assistência médica. Também temos advogado para dar suporte no âmbito jurídico, visto que muitos não tem condições financeiras. Salgueiro é uma das unidades que tem menos apenados em todo o estado e o índice de violência é muito baixo aqui dentro.” Disse Carlos Acácio.
A igreja católica estava representava pelo Bispo Dom Magnus, da diocese de Salgueiro, e pelo padre Remi. Um dos representantes eclesiásticos, Padre Remi de Vettor, em entrevista ao portal falou sobre a importância da catequização e da pregação da palavra para os presidiários.
“O projeto nasce da consciência que a igreja tem de que alguém que sofre, alguém que é marginalizado também tem a proteção de Deus. Que merecem atenção material, mas também espiritual. Todos aqui também são filhos de Deus, infelizes pelos erros que cometeram, mas ainda filhos de Deus. A pastoral acredita que eles podem mudar, ser pessoas melhores, e por isso faz esse trabalho. Ninguém está isento de se encontrar na mesma situação deles, até mesmo nós, por isso não os tratamos com indiferença.” Padre Remi.
A cerimônia aconteceu no fim da tarde e depois foi seguida de uma confraternização entre os detentos, seus familiares e padrinhos.
|
quarta-feira, 18 de julho de 2012
O PROFETA DO SERTÃO PE. REMI DE VETTOR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO