Qua, 11 de Julho de 2012 08:58 |
Com grande alegria e momentos de emoção foi celebrada na tarde desse Terça-Feira (10/07) a missa promovida pelo grupo de catequese Pão da Vida. Na oportunidade 6 internos foram batizados e 56 fizeram a 1ª eucaristia e foram crismados. Essa é a primeira vez que um evento como esse acontece dentro do presídio de Salgueiro.
![]()
“A pastoral carcerária foi fundada no ano de 2000 com PE Remi. No início eram poucas pessoas, mas hoje contamos com 36 pessoas na pastoral Carcerária e sempre estamos aqui fazendo a evangelização, mostrando a eles que errar é humano mas precisamos transformar nossa vida diante de uma conversão. Durante esse tempo de evangelização fomos descobrindo que vários homens não tinham feito a primeira eucaristia e nem a crisma. Conversamos com o bispo e pedimos para formar uma catequese aqui no Presídio. Os catequistas são Carlinhos Parente e Lúcio. A catequese começou no dia 16 de janeiro, todas as segundas feiras. Além do que está acontecendo hoje, durante o período da catequese vários momentos fortes ocorreram aqui no presídio, com celebrações por padres de nossa diocese. As principais dificuldades que surgiram foi a distância, visto que muitos presidiários moram longe de sua família. As famílias não podiam vir por dificuldades financeiras, entre outras. Continuamos com o projeto porque sabemos que estamos fazendo para Jesus e não para os homens da terra, que muitas vezes são preconceituosos com os que são aqui dentro. Para nós hoje é um momento de vitória. Seis homens serão batizados, 56 serão feitos a primeira eucaristia e também serão crismados” Disse Ana Maria, uma das coordenadoras do projeto.
![]()
Na cerimônia estavam presentes os familiares dos apenados, seus padrinhos, além de pessoas da comunidade e veículos de mídia. Também estava na solenidade o Diretor da unidade, Carlos Acácio, que nos falou sobre os frutos que foram colhidos através dessa e de outras iniciativas.
“Com esse projeto de evangelização aqui dentro do presídio o comportamento dos internos melhorou muito, visto que muitos deles começam a enxergar que a mesma sociedade que outrora lhe condenou agora lhe dá a oportunidade de ser uma pessoa melhor. Além desses eventos religiosos nós fazemos outros projetos. Hoje temos 186 alunos estudando e nesse segundo semestre iremos para 236. Temos assistente social , psicólogo, médico, também para fazer a assistência médica. Também temos advogado para dar suporte no âmbito jurídico, visto que muitos não tem condições financeiras. Salgueiro é uma das unidades que tem menos apenados em todo o estado e o índice de violência é muito baixo aqui dentro.” Disse Carlos Acácio.
![]()
A igreja católica estava representava pelo Bispo Dom Magnus, da diocese de Salgueiro, e pelo padre Remi. Um dos representantes eclesiásticos, Padre Remi de Vettor, em entrevista ao portal falou sobre a importância da catequização e da pregação da palavra para os presidiários.
![]()
“O projeto nasce da consciência que a igreja tem de que alguém que sofre, alguém que é marginalizado também tem a proteção de Deus. Que merecem atenção material, mas também espiritual. Todos aqui também são filhos de Deus, infelizes pelos erros que cometeram, mas ainda filhos de Deus. A pastoral acredita que eles podem mudar, ser pessoas melhores, e por isso faz esse trabalho. Ninguém está isento de se encontrar na mesma situação deles, até mesmo nós, por isso não os tratamos com indiferença.” Padre Remi.
A cerimônia aconteceu no fim da tarde e depois foi seguida de uma confraternização entre os detentos, seus familiares e padrinhos.
|
quarta-feira, 18 de julho de 2012
O PROFETA DO SERTÃO PE. REMI DE VETTOR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO