urso de Formação em Teologia
Grade Curricular e Ementas Disciplinares
MÓDULOS
I. Sagrada Escritura
II. Fé e Revelação
MÓDULOS
III. Cristologia
IV. Trindade
MÓDULOS
V. Graça e salvação
VI. Moral Fundamental
MÓDULOS
VII. Sacramentos
VIII. Eclesiologia
MÓDULOS
IX. Mariologia
X. Doutrina Social da Igreja
MÓDULOS
XI. Bioética/Moral da Pessoa
XII. Escatologia
MÓDULOS EXTRACURRICULARES
*Liturgia *História da Igreja *Antropologia Teológica
EMENTAS
1. SAGRADA ESCRITURA
Ementa: apresentação geral da Bíblia: origem do nome, período de composição, idiomas originais, traduções, subdivisões, sentido geral da Sagrada escritura. A revelação divina. História do povo judeu e os primeiros tempos da Igreja. História do texto do Antigo Testamento. A inspiração divina dos textos sagrados. O cânon bíblico. Polêmicas sobre a veracidade da Sagrada Escritura. A Interpretação da Bíblia na Igreja.
2. FÉ E REVELAÇÃO
Ementa: A Revelação cristã e suas fontes: Bíblia e Tradição. Compreender e aprofundar os elementos fundamentais da Revelação Cristã, para entender a sua importância na elaboração do pensamentos teológico.
3. CRISTOLOGIA
Ementa: Como viveu Jesus o seu messianismo de serviço no anúncio do Reino de Deus e na realização de sinais de atuação desse Reino no hoje da história. Significado teológico da morte de Jesus. Significado teológico da Ressurreição. Quem é Jesus de Nazaré: a resposta da fé das comunidades cristãs do Novo Testamento. Fidelidade da Igreja à fé professada pelo Novo Testamento. Cristologia: as principais questões atuais. Jesus Cristo e a evangelização hoje no Brasil.
4. TRINDADE
Ementa: Percurso bíblico das etapas pré-cristãs da Revelação de Deus ao povo de Israel, e seguir o itinerário feito pelas primeiras testemunhas em direção à revelação que Jesus de Nazaré faz do Pai, chegando à Revelação da encarnação de Deus no próprio Jesus e a experiência do Espírito que convoca e reúne a Igreja.
5. GRAÇA E SALVAÇÃO
Ementa: Reino de Deus e salvação cristã. A iniciativa de Deus e a resposta do ser humano. Natureza e Graça. Prioridade absoluta da Graça de Deus. O processo de conversão. Graça e amor fraterno. A dimensão social da palavra. Experiência da Graça. Salvação e outras religiões. O contexto sócio-cultural hoje e seu impacto no cristão.
6. MORAL FUNDAMENTAL
Ementa: Conceitos fundamentais: Alteridade, Praxis, Cultura, Ethos, Ética/moral. A crise ética contemporânea. Visão histórica da teologia moral. Dimensões antropológica e religiosa da fundamentação da ética cristã. Teologia moral e o Magistério. Balizas para o discernimento moral. Presença do mal no agir moral: pecado, culpa e conversão. Presença da graça no agir moral: a virtude e maturidade no agir moral. A dimensão social do agir moral.
7. SACRAMENTOS
Ementa: O conceito bíblico de mystérion como fundamento da reflexão sobre os sacramentos. Os sacramentos da iniciação cristã: aspectos bíblicos-teológicos. Os sacramentos de cura: fundamentação bíblica e reflexão sistemática. Os sacramentos de serviço: doutrina bíblica e sistematização.
8. ECLESIOLOGIA
Ementa: A disciplina visa oferecer aos alunos um estudo da Igreja partindo de seu conceito de “Sacramento da Salvação”. Para tanto partiremos dos documentos do Vaticano II – Lumen Gentium e Gaudiem et Spes – verificando a concepção de Igreja neles presente através dos conceitos de: Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito, Comunidade de redenção. Nesse percurso, de acordo com cada ponto abordado, será feita uma digressão a textos bíblicos e aos períodos da história da teologia para ver como que determinado ponto evolui na história do tratado da Eclesiologia.
9. MARIOLOGIA
Ementa: O horizonte cultural ereligioso em que se coloca a questão mariana. Fundamentação bíblica da mariologia. Abordagem histórica e dogmática: sentido teológico dos dogmas marianos. O culto a Maria desde o Marialis Cultis.Uma reflexão sobre a Ave Maria. Questões pastorais: o rosário, devoções e religiosidades populares, visões e aparições.
10. DOUTINA SOCIAL DA IGREJA
Ementa: A Doutrina Social da Igreja: conceitos fundamentais. Visão histórica da DSI: dignidade da pessoa, primazia do bem comum, destinação universal dos bens, subsidiariedade, solidariedade. A ética da solidariedade na América Latina. Ética política.
11. BIOÉTICA/MORAL DA PESSOA
Ementa: Origens e relevância da Bioética. Natureza, fundamentos, princípios e objetivos fundamentais da Bioética. A ética cristã e sua relação com a ciência e a técnica. Questões atuais em torno da vida: aborto, eutanásia, distanásia, pena de morte. As biotecnologias. As drogas. A questão ecológica.
Contexto histórico-cultural. Simbolismo da sexualidade humana. O sentido cristão da sexualidade: dom de Deus e tarefa do ser humano. O matrimônio cristão. Outras questões de ética da sexualidade.
12. ESCATOLOGIA
Contexto histórico-cultural. Simbolismo da sexualidade humana. O sentido cristão da sexualidade: dom de Deus e tarefa do ser humano. O matrimônio cristão. Outras questões de ética da sexualidade.
12. ESCATOLOGIA
Ementa: Raízes antropológicas e fundamentos da esperança. A escatologia e o cotidiano. A proximidade salvífica de Deus. A utopia, o Reino e a história. A morte na perspectiva cristã. A ressurreição de Cristo e a ressurreição dos mortos. Reconciliação e juízo final. O processo de amadurecimento, a oração e a fé. A comunhão dos santos e a união vital dos cristãos. Literatura apocalíptica e literatura escatológica. O destino do mundo. A parusia. Questões sobre a reencarnação. O inferno e o céu, possibilidade e promessa. Por uma espiritualidade escatológica. Dimensão pastoral-pedagógica da escatologia cristã..
MÓDULOS EXTRACURRICULARES
LITURGIA:
Ementa: Questões gerais: celebração, experiência simbólica, rito. A liturgia cristã a partir do Vaticano II. O ano litúrgico. Gestos, símbolos e música na liturgia. O domingo. A celebração eucarística.
HISTÓRIA DA IGREJA
Ementa: a Igreja Católica no horizonte temporal. A história como chave de leitura da realidade eclesial. O impacto da modernidade e seus desdobramentos. As grandes transformações da Idade Contemporânea. O século XX e seus conflitos. A Importância do Vaticano II. A Igreja Pós-conciliar e seus desafios.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Ementa: distinção entre fé e expressão cultural da fé. Caracterização da visão tradicional cristã do ser humano em contraste com a visão moderna/pós-moderna. A passagem da visão dualista do ser humano para uma visão integrada. Antropologia bíblica: o projeto de Deus sobre a nossa humanização numa perspectiva integrada. Prioridade da abertura para acolher o amor de Deus. A realidade do ser humano como pessoa. A relação pessoal com Deus: oração e providência divina. O encontro pessoal com as outras pessoas: subjetividade fechada ou aberta? O processo de amadurecimento da afetividade. Caracterização da sexualidade humanizadora. O caráter simbólico do ser humano. As relações ecológicas num mundo em evolução. O ser humano: abertura ao futuro. A ambigüidade radical da existência humana.
(Textos básicos para o estudo: A García Rubio, Unidade na pluralidade. São Paulo, Paulus, 2006, 4 ed.; Id., Elementos de Antropologia Teológica. Salvação cristã: salvos de quê e para quê?Petrópolis: Vozes, 2007, 4 ed. ; Id., Evangelização e maturidade afetiva, São Paulo: Paulinas, 2006, 2 ed.; Id., O encontro com Jesus Cristo vivo. Um ensaio de cristologia para nosso tempo, São Paulo, Paulinas, 2009, 13 ed.; Id., Id., A caminho da maturidade na experiência de Deus. São Paulo: Paulinas, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO