1º ENCONTRO DAS COMUNIDADES DA AREA LESTE 21/08/11
Com a animação, realizada por Bruno, Diego, Nildo, Amparo e Seu Raimundo, o encontro começou com muita animação. Logo após, com o canto foram chamadas as comunidades para virem se apresentarem, a primeira cidade da área foi Ibimirim, em seguida a cidade do Manari e por fim a nossa cidade de Inajá.
Em seguida, Suamy, deu as boas vindas aos participantes dando inicio ao primeiro momento.
1º Momento - Comunidade:
De inicio ele pediu para os participantes abrirem a Bíblia em Gêneses 1, 26-27 “Essa palavra nos revela que somos criados a imagem e semelhança de Deus”. Somos chamados a viver em comunidade, no corpo místico que Jesus Cristo, cada um com sua função. Viver em comunidade é por em comum tudo que somos e temos. Como comunidade somos chamados a partilhar o que amamos. Outra leitura da Bíblia 1° Coríntios 12, 4-21 essa palavra nos fala das diversidades dos dons, ou seja, das funções variadas que a Igreja, o corpo de Cristo tem. Cada membro da comunidade tem uma função diferente, mas pertence ao mesmo corpo de Cristo. “Deus chama a gente para um momento novo e sozinho isolado ninguém é capaz”. E para finalizar, Suamy, pediu para ler a última leitura da Bíblia 1° Epistola de São Pedro 2, 4-10 que nos fala que fazemos parte do edifício Espiritual que é o próprio Cristo-Igreja. E assim somos felizes nas nossas comunidades.
2º Momento - Que comunidades queremos ser?
O encontro das comunidades promovido pela Área de Pastoral Lester deu seguimento com mais uma reflexão, desta vez sobre que comunidades queremos ser.
O Senhor Jose Arnaldo que é coordenador do COMIPA( conselho missionário paroquial) foi quem nos ajudou a entender um pouco como é viver em comunidade, pois somos chamados pelos mesmo Deus que chamou a cada um de nós para viver nos caminhos da fé seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, pois Deus olha para cada um com igualdade ou seja povo escolhido por Deus Para viver em comunidade.
Destacou em sua fala, que Deus chama a cada um por nome para viver em comunidade a exemplo das primeiras comunidades.
3º Momento – Filme
O encontro prosseguiu desta vez com um filma “O Anel de Tucum” em que os participantes poderão ver em relatos do filme como é formada uma comunidade de Base (CEBs) Na união, na partilha e acima de tudo no seguimento do evangelho de Cristo.
4º Momento – Fila do povo.
Na parte da tarde, com Jose Apolônio Abriu-se a fila do povo, onde abertamente Pessoas deram seu testemunho sobre suas comunidades, o que construirão e atividades que exercem.
Para encerrar o encontro, foi celebrada uma missa em ação de graças por este momento muito solene que nossa área vivenciou.
Por: Leandro Bruno e José Ernande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO