quarta-feira, 18 de janeiro de 2012



3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - (22 de janeiro 2012)

DIA DO SENHOR - Revista de Liturgia



1. Aprofundando os textos bíblicos:
Jonas 3,1-5.10; Salmo 25(24); 1Coríntios 7,29-31; Marcos 1,14-20

Jesus Cristo, o Filho enviado pelo Pai, ungido com o Espírito profético e messiânico, proclama a Boa Nova da salvação que plenifica o tempo das promessas e revela o Reino. Na Galiléia, onde vivia uma população marginalizada (cf. Mt 4,12-17), Jesus começa a proclamar a esperança de libertação, manifestando o amor universal de Deus que começa pelos últimos. Por meio da vida, palavras e ações misericordiosas, Jesus realiza e torna presente o Reino de Deus, convidando a uma mudança de mentalidade e atitude de fé: Convertei-vos e crede na Boa Nova. O Chamado de Jesus revela que a iniciativa é dele, diferentemente do costume rabínico, onde os discípulos procuram seu mestre. Por causa de Jesus e seu Reino, os discípulos deixam redes, pai, companheiros de trabalho. Jonas, na 1ª leitura, é chamado a anunciar a palavra de Deus na cidade de Nínive, capital do império assírio, pois a salvação é destinada a todos os povos. Os ninivitas creem em Deus e acolhem sua misericórdia, demonstrando a mudança com atitudes e gestos concretos. A conversão exemplar deste povo é, tanto aqui como no evangelho (cf. Mt 12,41), uma exortação a crer e a seguir o caminho que leva a Deus. O/a salmista deseja trilhar o caminho proposto por Deus, recordando sua eterna bondade e compaixão. A 2ª leitura exorta a viver em Cristo ressuscitado, participando dos bens eternos da salvação, fazendo da própria vida um anúncio do evangelho.

2. Atualizando

A Boa Nova de Jesus impele a sermos testemunhas de sua presença salvadora, lançando-nos adiante com generosidade e confiança, trabalhando em águas profundas. Viver em contínua conversão e fé para participar da alegria do Reino é o apelo do Senhor a todos os seus seguidores.

3. A palavra de Deus na celebração

Celebrando, aceitamos o convite de Deus que nos chama para a escuta e o conhecimento de seu projeto. Nós respondemos e nos apresentamos em comunidade, estabelecendo com Ele um diálogo amoroso. Na escuta atenta conhecemos o querer divino e nos tornamos aptos a discernir o nosso caminho conforme o seu. Bendizemos a Deus que nos chama a participar do seu Reino e a crer que a vida é mais forte que a morte.

4. Dicas e sugestões

Pode ser realizada a bênção e a aspersão com água que expressa a alegria e dá tonalidade pascal ao dia. Outras sugestões vejam no Dia do Senhor, Tempo Comum, Ano B, p. 307.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO