AÍAS NASCIMENTO: Dom José Brandão de Castro, o Bispo dos Pobres do Baixo São Francisco
27-05-2012 02:20
... ele colocou-se a serviço da libertação dos beiradeiros do Velho
por Isaías Carmo Nascimento Filho *
Esta dissertação busca analisar, enquanto fenômeno do campo religioso brasileiro, a trajetória eclesiástica e a ação pastoral de Dom José Brandão de Castro junto aos posseiros, quilombolas, índios e sem-terra, que constituíam o segmento mais pobre da população do Estado de Sergipe, no período de 1960 a 1987, período em foi o bispo residencial da Diocese de Propriá, no Baixo São Francisco.
Rompendo com uma longa tradição, para a qual o exercício do múnus episcopal centrava-se no exercício de uma autoridade equivalente àquela dos poderes civis, e tinha como pressuposto a manutenção da ordem e do poder da Igreja, ele colocou-se a serviço da libertação dos beiradeiros do Velho.
Juntamente com parte do clero, dos religiosos e religiosas e dos/as leigos/as da Igreja Particular de Propriá, incorporou as dores e as esperanças dos pobres e as expressou através de maneiras de orar, de cantar, de fazer poesia e de enfrentar os poderes tradicionais..
* Padre Isaías Nascimento Filho possui graduação em Teologia (2009) e Mestrado em Ciências da Religião (2012), ambos pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Coordenador da Cáritas Diocesana de Propr
Ler mais: http://www.tribunadapraiaonline.com/news/pe-isaias-nascimento%3A-dom-jose-brand%C3%A3o-de-castro,-o-bispo-dos-pobres-do-baixo-s%C3%A3o-francisco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO