terça-feira, 22 de março de 2011

ELE ESTARÁ CONOSCO NA FESTA DE SANTO ANTONIO NO DIA 2

Dom Egídio Bisol retornará como bispo
Nomeação // O papa Bento XVI anunciou sua escolha para a Diocese de Afogados da Ingazeira
Jailson da paz
jailsonpaz.pe@diariosassociados.com.br
 AQUI QUANDO FOI NOMEADO BISPO DE AFOGADOS DA INGAZERA PE
A nomeação foi anunciada ontem pelo Vaticano. Mas o futuro bispo da Diocese Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, 61 anos, já planeja o que vai fazer no Sertão pernambucano. "Irei com uma nova missão.

Durante 32 anos, o padre italiano viveu em paróquias subordinadas à diocese. Ele diz conhecer a realidade do Sertão. Foto: Vigílio Júnior/Divulgação
 Quero estar a serviço dos pobres de uma das regiões mais excluídas do país", disse. O comentário do sacerdote é baseado não em relatórios e sim na experiência. Por 32 anos, o italiano viveu em paróquias subordinadas à diocese. E sempre esteve ligado a dom Francisco Austregésilo, falecido há três anos, e bispo conhecido pela defesa intransigente do sertanejo e da correta aplicação dos recursos públicos. Dom Francisco era um dos expoentes da Teologia da Libertação, defendida por dom Helder Camara.

"Quero estar a serviço dos pobres de uma das regiões mais excluídas do nosso país"
Dom Bisol, novo bispo de Afogados da Ingazeira

No momento, dom Egidio Bisol aponta o enfrentamento da realidade social e econômica do Sertão como um dos desafios do seu futuro bispado. Ele inclui ainda a organização pastoral da diocese na lista de suas prioridades. Para atuar nesses dois campos, o bispo nomeado diz não ter dúvida de que contará com o apoio dos padres, religiosos e religiosas da diocese. Afinal, o sacerdote italiano conhece muito bem cada um deles. "Digo que fui parteiro de todos os padres que atuam lá", brincou, por telefone, de Boa Vista (Roraima), onde atua como missionário desde o ano passado. Dom Bisol se envolveu com a formação dos 30 padres ligados à diocese sertaneja. 

A estreita relação do bispo nomeado com o clero e o seu conhecimento da realidade regional, segundo fontes da Igreja Católica, pesaram para a nomeação feita por Bento XVI. Seria a mesma lógica empregada para a escolha de dom Antônio Fernando Saburido como arcebispo de Olinda e Recife, empossado em agosto. O papa optou, em ambos os exemplos, por religiosos de perfil mais progressista que seus antecessores. E voltados para serviços comunitários e de organização popular. Os bispos que antecederam os dois foram preparados por Roma e, durante anos, estiveram afastados ou nunca mantiveram laços eclesiásticos com as dioceses para asquais foram escolhidos para comandar. Em Afogados, era dom Luis Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista (BA) desde setembro de 2008. Dom José Cardoso antecedeu dom Saburido.

Provas do bom relacionamento de dom Bisol com a diocese foram vistas durante todo o dia de ontem no Sertão. Tão logo o Vaticano anunciou a nomeação, os sinos da Matriz de Serra Talhada tocaram durante uma hora. "O padre pediu que a gente tocasse uns 20 minutos, mas nossa alegria é tanta que tocamos bem mais. Se pudesse, seria toda manhã", disse Eulália Lima, 47, funcionária da paróquia e que trabalhou com o bispo nomeado por oito anos. Ela revezou a tarefa com Artur Ericson Mourato, 22, ex-aluno do futuro bispo. O toque do sino, iniciado por volta das 7h15, despertou grande parte da cidade e provocou uma correria para matriz. "As pessoas queriam saber o que tinha acontecido", contou a secretária paroquial, Josenilda Barros, 35. Minutos depois, a notícia passou a ser divulgada num carro de som e nas rádios locais. 

"Fiquei sabendo da felicidade do povo. Mas eu também estou muito feliz", confessou dom Bisol, afastado de Afogados da Ingazeira há cerca de 15 meses. A diocese reúne 13 municípios, onde residem cerca de 300 mil pessoas. E mais de dois terços se denominam católicos. "Hoje é como se estivesse recebendo um convite para voltar a minha casa e para assumir uma tarefa que pertenceu a um espécie de pai, dom Francisco Austregésilo", resumiu. A data do anúncio da nomeação, contou dom Bisol, foi uma escolha sua para lembrar os três anos de morte do bispo falecido. No dia 9 de janeiro, o bispo nomeado será empossado pelo representante do Vaticano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO