terça-feira, 22 de março de 2011

IGREJA DO BRASIL EM DEFESA DA VIDA

A Igreja sempre esteve presente no que diz respeito à natureza. Os documentos da Igreja falam em preservação; a bíblia fala do cuidado com os animais e as plantas; os santos, como São Francisco de Assis, também fizeram sua parte pela natureza; a Campanha da Fraternidade, em toda sua abrangência durante a Quaresma, também faz seu trabalho em prol da natureza.
Hoje, no Dia Mundial da Água, somos chamados a fazer nossa parte pela preservação, cuidado e zelo pela Água, esse bem tão precioso para nossas vidas. Desde 1992 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data representa a importância que o tema passou a ter na agenda dos países e a atenção que cada pessoa deve dar à conservação da água.
Poderíamos chamar a “água” de composição simples, tendo em vista que é a composição de hidrogênio e oxigênio que dá origem ao H2O. No entanto, esse é o principal componente do Planeta Terra, ocupando cerca de ¾ do nosso território, além de ser o elemento essencial para a evolução da vida no mundo.
Assim, todos são convocados a tomar uma atitude positiva em relação à “água”. Cuidar, preservar, não poluir, não desperdiçar esse bem insubstituível.
Lembramos que a Campanha da Fraternidade reforçou o zelo pela água em diferentes Campanhas, tais como:
2002 – Tema: “Fraternidade e Povos Indígenas”; Lema: “Por uma terra sem males”. Destaca-se o respeito desses povos para com a natureza, a valorização e o cuidado da água.
2004 - Tema: “Fraternidade e Água”; Lema: “Água, fonte de Vida”. A água como fonte de vida para todos.
2007 – Tema: “Fraternidade e Amazônia”; Lema: “Vida e Missão neste chão”. Ao falar da Amazônia, a água foi um dos principais temas abordados, tendo em vista sua importância para toda fauna e flora da Amazônia, do mundo.
2011 – Tema: “Fraternidade e Vida no Planeta”; Lema: “A criação geme em dores de Parto”. E agora, a Igreja se volta para a reflexão da Vida no Planeta, para o Aquecimento Global, preservação e sustentabilidade. A água inevitavelmente faz parte deste debate, tendo em vista a importância de sua preservação e do uso consciente.

Siga a Arquidiocese nas redes sociais do Twitter @ArqCampinas Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO