( O ALTAR SEM A TOALHA)
(COMENTARISTA):
ESTAMOS REUNIDOS PARA CELEBRAÇÃO DA MISSA, O MAIOR ENCONTRO DOS CRISTÃOS PARA DAR GRAÇAS AO PAI PELA VIDA.
ACREDITAMOS NA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR, POR ISSO CELEBRAMOS ESTE ACONTECIMENTO.
NA MISSA JESUS CRISTO NOVAMENTE OFERECE A SUA VIDA AO PAI. PARTICIPAMOS COM ELE DOS MESMOS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO AO PAI. CELEBRAMOS, DESTA FORMA, A PÁSCOA DO SENHOR.
1- O ALTAR
O ALTAR FICA NO PRESBITÉRIO, É A PARTE ALTA DO PISO. O ALTAR É A MESA DO SACRIFÍCIO. A PALAVRA SACRIFÍCIO QUE DIZER: FAZER UMA AÇÃO SAGRADA. OS PRIMEIROS HOMENS, AS PRIMEIRAS MULHERES QUERIAM LOUVAR A DEUS, AGRADECÊ-LO, PEDIR A BÊNÇÃO. UMA DAS MANEIRAS ERA OFERECER OS FRUTOS DA TERRA: TRIGO, ÓLEO, FRUTAS. COLOCAVAM SOBRE UM ALTAR. ESTE GESTO CHAMAVA-SE OBLAÇÃO.
QUANDO O POVO PRECISAVA MUITO DA AJUDA DE DEUS, FAZIA UM HOLOCAUSTO. QUER DIZER: OS DONS COLOCADOS SOBRE O ALTAR ERAM QUEIMADOS PARA QUE A FUMAÇA SUBISSE ATÉ O CÉU, ISTO É, ATÉ DEUS
O SACRIFÍCIO OFERECIDO A DEUS TINHA VALOR DE LOUVOR, DE AGRADECIMENTO, DE PEDIDO DE PERDÃO.
DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO, MAS OS HOMENS MAUS NÃO O ACEITARAM, MANDARAM MATAR. QUANDO ESTAVA PREGADO NA CRUZ JESUS PEDIU PERDÃO AO PAI PELOS PECADOS DE QUEM O ESTAVA MATANDO. NAQUELE MOMENTO JESUS OFERECIA A SUA VIDA PARA QUE NO MUNDO SE ACABASSE COM TODO O MAL.
JESUS SABIA QUE SERIA MORTO, POR ISSO QUE CELEBROU A 1ª MISSA COM SEUS AMIGOS. A PARTIR DESSE ACONTECIMENTO A CELEBRAÇÃO É FEITA EM MEMÓRIA DE JESUS, ESTÁ LIGADA AO SACRIFÍCIO DE JESUS: ENTREGA DA VIDA POR AMOR Á HUMANIDADE.
O ALTAR É A MESA ONDE SE OFERECE O SACRIFÍCIO DE JESUS.
(TODOS VOLTAM O OLHAR PARA O ALTAR ENQUANTO É COLOCADA A TOALHA)
2- A VELA
A VELA É SÍMBOLO DA NOSSA FÉ, LEMBRA A VELA ACESA EM NOSSO BATISMO. SINAL DE PERTENÇA A JESUS CRISTO.
(UMA PESSOA ACENDE A VELA ENQUANTO TODOS CANTAM UM REFRÃO CONTEMPLATIVO)
3- PROCISSÃO DE ENTRADA
NA PROCISSÃO DE ENTRADA Á FRENTE VEM O CRUCIFERÁRIO , AQUELE OU AQUELA QUE LEVA A CRUZ NAS PROCISSÕES.. O CRUCIFIXO É SINAL DE SALVAÇÃO, DE ENTREGA TOTAL DE JESUS POR NÓS.
NESSA PROCISSÃO VEM O PADRE ACOMPANHADO DOS MINISTROS, LEITORES..
O PADRE VAI BEIJAR O ALTAR PORQUE LEMBRA A MESA DA CEIA E A CRUZ DA REDENÇÃO. A PALAVBRA REDENÇÃO SIGNIFICA “COMPRAR DE NOVO”, READIQUIRIR AQUILO QUE HAVIA PERDIDO. JESUS REDIMIU A HUMANIDADE.
MANIFESTANDO A ALEGRIA DE CELEBRAR A PÁSCOA DO SENHOR CANTEMOS.
(CANTO DE ENTRADA)
4- INCENSAÇÃO
QUANDO A MISSA É SOLENE, FESTIVA, É FEITO A INCENSAÇÃO. O INCENSO É UMA RESINA DE AROMA SUAVE. INSENSAM-SE: O ALTAR, O CELEBRANTE, O POVO. MOSTRA O DESEJO DE QUE ESTE SACRIFÍCIO SUBA ATÉ DEUS, ASSIM COMO A FUMAÇA PERFUMADA SOBE PARA O CÉU.
ESSES SÃO OS RITOS INICIAIS EM QUE FICAMOS EM PÉ, SIMBOLIZANDO PRONTIDÃO: ESTAMOS PRONTOS PARA CAMINHAR EM DIREÇÃO A DEUS E AOS IRMÃOS.
O PADRE VAI NOS ACOLHER E NÓS VAMOS CANTAR PROCLAMANDO COM ALEGRIA E ENTUSIASMO A NOSSA IDENTIDADE: IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. SOMOS BATIZADOS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
(CANTAR: EM NOME DO PAI...)
5- ATO PENITENCIAL
PASSAMOS PARA O ATO PENITENCIAL. É UMA CONFISSÃO FEITA EM VOZ ALTA, COMUNITARIAMENTE. O PECADO AFETA TODA A COMUNIDADE, POR ISSO EM CADA MISSA FAZEMOS UM ESFORÇO DE CONVERSÃO.
6- GLÓRIA
APÓS O ATO PENITENCIAL VEM O “GLÓRIA A DEUS”. QUANDO RENOVAMOS A VIDA, RENUNCIAMOS AO PECADO, A GRAÇA DE DEUS NOS FAZ FELIZES. PELO HINO DO GLÓRIA, NÓS LOUVAMOS, BENDIZEMOS AO PAI, A JESUS E AO ESPÍRITO SANTIFICADOR QUE FEZ E FAZ MARAVILHAS.
7- MENORÁ
NAS MISSAS SOLENES, FESTIVAS ACENDE-SE NO MOMENTO DO GLÓRIA AS VELAS DO MENORÁ: UM GRANDE CASTIÇAL COM SETE VELAS. O NÚMERO SETE NA BÍBLIA TEM SINAL DE PERFEIÇÃO. A LUZ SEMPRE FOI SINAL DA PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DO POVO. AS SETE VELAS SÃO SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS . ELE ESTÁ CONOSCO.
(CANTA-SE O GLÓRIA)
8- COLETA
APÓS O GLÓRIA VEM A ORAÇÃO CHAMADA COLETA. NESSE MOMENTO NOS COLOCAMOS NA PRESENÇA DE DEUS EM ATITUDE DE ORAÇÃO.
9- RITO DA PALAVRA
INICIAMOS O RITO DA PALAVRA QUE PODE CONSTAR DE DUAS OU TRÊS LEITURAS:
A 1ª LEITURA, O SALMO E 2ª LEITURA OUVIMOS SENTADOS: ATITUDE DE QUEM MEDITA E FALA COM DEUS.
A 1ª LEITURA EM GERAL É DO ANTIGO TESTAMENTO E ESTÁ LIGADA COM O SENTIDO DO EVANGELHO DO DIA.
O SALMO ACOMPANHA O SENTIDO DA 1ª LEITURA. AJUDA A INTERIORIZAR A LEITURA PROCLAMADA.
A 2ª LEITURA É TIRADA DO NOVO TESTAMENTO. NEM SEMPRE TEM LIGAÇÃO COM A 1ª LEITURA OU COM O EVANGELHO. MAS SEMPRE NOS FALA DO MODO COMO A COMUNIDADE PRIMITIVA PROCUROU VIVER A PALAVRA DE DEUS.
OUVIMOS O EVANGELHO EM PÉ, ATENTOS E COM MUITA FÉ. ELE É LUZ PARA A INTELIGÊNCIA, PAZ PARA O ESPÍRITO, ALEGRIA PARA TODOS OS CRISTÃOS.
10- HOMILIA
APÓS O EVANGELHO VEM A HOMILIA..É A PARTILHA DA PALAVRA. NESSE MOMENTO FICAMOS SENTADOS. O PADRE ATUALIZA A PALAVRA, FAZ A APLICAÇÃO À VIDA REAL. ELE ENSINA, SANTIFICA E CONDUZ O POVO PELOS CAMINHOS DE DEUS.
11- PROFISSÃO DE FÉ
APÓS A HOMILIA TODOS SE LEVANTAM PARA FAZER A PROFISSÃO DE FÉ: UMA DECLARAÇÃO SOLENE E PÚBLICA DE NOSSA CRENÇA.
12- ORAÇÃO DOS FIÉIS
APÓS A PROFISSÃO DE FÉ O PADRE CONVIDA A ASSEMBLÉIA PARA A “ORAÇÃO DOS FIEIS”. NESSE MOMENTO CONTINUAMOS EM PÉ POISIS É A POSIÇÃO DO ORANTE, TRANSFORMAMOS EM ORAÇÃO TUDO O QUE OUVIMOS DE DEUS.
13- LITURGIA EUCARÍSTICA
APÓS AS PRECES VEM A LITURGIA EUCARÍSTICA. TODOS OS GESTOS, PALAVRAS, CANTOS DESDE O INÍCIO ATÉ AQUI FORAM PARA NOS TRAZER A ESSE ENCONTRO COM A EUCARISTIA, A CEIA QUE JESUS DESEJOU “ARDENTEMENTE CELEBRAR”
14- APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS
NA LITURGIA EUCARÍSTICA TEM A APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS. MOMENTO DE AGREDECER, LOUVAR, BENDIZER A DEUS PELOS DONS QUE ELE NOS OFERECE. O AGRADECIMENTO DEVE SER A ATITUDE FUNDAMENTAL DO SER HUMANO DIANTE DO CRIADOR.
O PADRE MISTURA UMA GOTA DE ÁGUA NO VINHO, REPRESENTA A UNIÃO DA NATUREZA DIVINA COM A NATUREZA HUMANA. SIGNIFICA QUE NÓS NOS UNIMOS A CRISTO PARA SERMOS UM SÓ CORPO COM ELE.
(CANTO DAS OFERENDAS)
NO OFERTÓRIO OFERECEMOS A DEUS NOSSO PÃO E NOSSO VINHO COLHIDOS DA TERRA. NA CONSAGRAÇÃO O PADRE COLOCA-SE NO LUGAR DE JESUS EMPRESTANDO-LHE A SUA PRESENÇA, A SUA BOCA E O SEU CORAÇÃO E DIZ: ‘TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO”...
AJOELHAR-SE NESSE MOMENTO EXPRESSA O ATO DE PROFUNDA ADORAÇÃO.
A HÓSTIA CONSAGRADA QUE O PADRE ELEVA AOS OLHOS DE TODA A ASSEMBLÉIA APÓS A CONSAGRAÇÃO É O CRISTO VIVO, DEUS E HOMEM VERDADEIRO QUE SÓ É VISTO PELOS OLHOS DA FÉ.
NÃO VEMOS CRISTO, PORQUE É UM “MILAGRE”, UM MISTÉRIO. É NESSE ‘MISTÉRIO DA FÉ QUE ESTÁ TODO O VALOR E A FORÇA DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA.
A ORAÇÃO EUCARÍSTICA É ENCERRADA COM AS PALAVRAS: ‘POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO”. JESUS É O CENTRO DA NOSSA FÉ, QUE TUDO EM NOSSA VIDA SEJA “POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO”. QUE ELE OCUPE O COMEÇO E O FIM DE NOSSOS PENSAMENTOS, ATOS DE NOSSOS DIAS.
NOSSA ATITUDE NA MISSA DEVE SER DE MUITA HUMILDADE E ETERNA GRATIDÃO. EUCARISTIA QUE DIZER “DÁDIVA” , DOM, AÇÃO DE GRAÇAS”
15- CORDEIRO DE DEUS
AO APROXIMARMO-NOS DO MOMENTO DA COMUNHÃO PEDIMOS MAIS UMA VEZ PERDÃO DOS PECADOS, DIRIGINDO-NOS A JESUS PERDÃO DOS PECADOS, DIRIGIMO-NOS A JESUS O CORDEIRO DE DEUS POR NÓS IMOLADO.
16- COMUNHÃO
A COMUNHÃO É O ATO DE RECEBER CRISTO QUE SE DÁ COMO ALIMENTO. COMUNGAR É COMPROMETER-SE COM A PARTILHA E A COMUM-UNIÃO. CADA VEZ QUE COMUNGAMOS, DEVE SIGNIFICAR UM PASSO NA DIREÇÃO DE NOSSA PERFEIÇÃO. É UMA DÁDIVA DA PARTE DE DEUS E UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE DE NOSSA PARTE..
17- RITO FINAL
NO RITO FINAL O PADRE PEDE A BÊNÇÃO DE DEUS PARA TODOS. A BÊNÇÃO É A CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS QUE A\COMPANHA SEU POVO.
AO TERMINAR A LITURGIA DA MISSA INICIA A LITURGIA DA VIDA.
QUEM VIVE A MISSA, NO DIA-A-DIA NÃO PERDE A CORAGEM. TEM FORÇAS PARA LUITAR POR UM MUNDO NOVO. NÃO SE AFASTA DIANTE DAS DIFICULDADES. NÃO PERDE A ALEGRIA INTERIOR. ASSUME A SUA CRUZ COM PACIÊNCIA TEM EM JESUS O MODELO DA DOAÇÃO TOTAL, DA ENTREGA SEM LIMITES.
BIBLIOGRAFIA:
CECHINATO, PE. LUIZ- A MISSA PARTE POR PARTE - EDITORA VOZES LTDA – PETRÓPOLIS- RJ , Q979
A COMUNIDADE REDESCOBRE O SENTIDO DA MISSA NA LITURGIA, NA VIDA – SÉRIE FOPRMAÇÃO LITURGICA – EDITORA VOZES, PETRÓPOLIS, 1995
TREINAMENTO DE LITURGIA – CADERNO 1 – ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES
SÍNTESE ELABORADA POR IR. MARISÉ DOS SANTOS, IJE
NOVEMBRO/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO IRMÃO E IRMÃ, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO